terça-feira, 1 de setembro de 2015

A realidade dos contos de fadas

Há uns anos, tipo uns três, atras descobri toda a verdade por tras de Branca de Neve (uma das minhas princesas favoritas) e resolvi pesquisar sobre o resto. E fui destruindo a minha vida a cada linha que eu lia.
Como eu sou uma ótima pessoa, decidi compartilhar algumas histórias com quem esta do lado daí. Caso você não conheça as histórias originais, que terminam em "felizes para sempre",eu vou estragar a sua infância mostrando que nem tudo que reluz é ouro, meu bem.


Branca de neve

A princesa conhecida por sua linda história de amor, pela maçã, anões e sua beleza invejada pela madrasta vem conquistando todos até os dias de hoje. Há varias versões da história, tanto a versão "boa" quanto a "original", uma das versões é...



Na Idade Média existiu uma princesa que era bem conhecida por sua beleza, seu nome era Margarete Von Waldeck. Assim como nas outras versões ela era odiada por sua madrasta, que a envenenou antes de se casas com Felipe II, principe da Espanha.
Nessa versão da história os anões remetem ao trabalho infantil nas minas.Em vez de um beijo apaixonado, a Branca de Neve é colocada no lombo de um cavalo que a faz despertar no castelo do principe, não quero nem saber o que ele queria com o corpo dela. Não é mesmo?!
 E aquela parte de que a Rainha manda matar o caçador pegar o coração da princesa é parcialmete falsa, ela não queria apenas o seu lindo e doce coração mas sim todos os seus órgãos internos.
Mas não acaba assim, no final a rainha é castigada a dançar com sapatos de brasas até sua bela morte.

Cinderela

Cinderela é uma das historias com mais versões espalhadas pelo mundo, e a maioria não a faz tão boazinha como na magia da Disney.



Uma dessas versões aconteceu no século I a.C, bem antigo, acreditem
Um dos relatos é que Cinderela havia matado uma de suas madrastas para que seu pai pudesse casar-se com uma empregada, que depois se tornaria a horrivel "MÁ"drasta. 
Outro fato é que com a chegada do principe, na casa de Cinderella, sua irmãs cortam seus pés, dedos para que ele caiba dentro do sapatinho que só cabia na Gata Borralheira, as irmãs não queria que esse amor acontecesse nunca e que depois passaros invadiram a sala e comeram os olhos de suas irmãs que viraram mendigas cegas enquanto Cinderella estava sendo phyna e ryca, tombando tudo no palácio com seu príncipe. 


A Bela e a Fera 

Essa história se tornou encantadora para mim, pelo fato de como a Bela via a beleza interior da Fera mas infelizmente cheguei na história original e acompanhe aí uma versão dela.

O pai era rico, tinha três filhas e a mais nova era a mais simples não ligava muito para o luxo, cujo nome era Bela. O pai precisa fazer uma viagem e pergunta às filhas se desejam algo, as mais velhas exigem um vestido e Bela pede apenas uma rosa.
Voltando da viagem, o pai encontra uma rosa e a arranca de um jardim, o dono do lugar fica furioso e como castigo quer aprisionar o homem por ter furtado a rosa. O pai, inocente, diz que a rosa seria um presente para uma de suas belas filhas, a Fera diz que ele teria a opção de despedir-se da filha mas teria que voltar ao castigo. Ao contar a história, Bela resolve ir no lugar do pai.
Então a linda se torna prisioneiria, e a Fera até a trata muito bem e pede para que se case com ele, mas recusa sempre e prefere negar o sentimento que vem nascendo.


Um dia, Fera permite que Bela visite seu pai mas teria apenas uma semana. Durante esse tempo todo ela não para de pensar na Besta e não tem como negar que o ama.
De uma maneira muito estranha, a historia conta que ela volta e eles se beijam transformando-o em um principe, que amaldiçoa suas irmãs pelo mau comportamento e eles se casam.
Nessa versão a Fera é retratada como uma serpente amaldiçoada por uma feiticeira, por causa de uma "sedução à um órfão".
Essa troca de identidade de Besta para príncipe mostra a confusão do medo mudando para a maturidade, a rosa representa a virgindade da filha, mostra que o pai esta aceitando o fato de que Bela esta crescendo e a serpente é o símbolo de luxo, que ela vive em um paraíso.


Eu espero que tenham lido até o final, essas são as minhas três histórias favoritas e eu fiquei meio "WHAT?" quando descobri a verdade. Eu cresci vendo Disney e esse lado foi um choque pra mim. Tomara que ninguém tenha ficado triste por causa disso mas é a verdade, e em mim ela doeu um pouco. 

♥♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário